abr 23, 2014
Metagreen

COMO DESCARTAR LIXO ELETRÔNICO

Computadores, televisores de tubo, pilhas, eletrodomésticos, celulares antigos, ou qualquer outro equipamento ou acessório movido a energia elétrica ou bateria, que não é mais usado em casa ou na empresa, pode ser considerado lixo eletrônico e, portanto, precisa ser descartado da forma correta para não provocar danos ao meio ambiente e também à saúde das pessoas.

A produção de lixo eletrônico no mundo todo alcançou quase 49 milhões de toneladas, correspondendo a sete quilos por cada habitante do planeta, em 2012. E esse valor tende a piorar, pois a Universidade das Nações Unidas publicou um estudo calculando que esse número irá aumentar 33% em 2017.

Locais para descarte

Você tem lixo eletrônico e não sabe onde descartar? Para quem é residente na capital paulista, é possível procurar o Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática, o CEDIR. O local recebe o lixo apenas de pessoas físicas e é necessário ir até o Centro. Para isso, entre em contato por telefone (11) 3091-6454 ou e-mail consulta@usp.br e agende uma visita.
Empresas como Dell, HP, Positivo, Nokia e Itautec oferecem o serviço de coleta de equipamentos antigos. Esse serviço não tem custo para o consumidor e basta entrar em contato telefônico ou por e-mail para pedir a retirada. É importante ficar atento a detalhes de quantidade, por exemplo, pois algumas empresas só recolhem material de empresa exigindo uma quantidade mínima de unidades, ou então só fazem o trabalho para pessoas físicas.

Não é somente a capital paulista que conta com esse serviço. O número de centro de coleta de resíduos eletrônicos vem crescendo em todo o país e para saber se existe algum perto da sua residência, entre em contato com a prefeitura de sua cidade. As fabricantes de computadores e celulares também realizam o trabalho de coleta em todo o Brasil.

Fonte: Atitudes Sustentáveis

Gostou? Compartilhe:

Deixe um Comentário

Insira o código ao lado: