Descarte resíduos contaminados corretamente.

Categoria: Sustentabilidade Data: 11 de janeiro de 2022

Nos últimos 2 anos vimos o mundo inteiro adentrar em uma onda de Covid nunca jamais visto na história, foram 2 anos de muito medo, desafios e dificuldades, embora a situação possa estar aparentemente melhor, sabemos que novos casos e novas variantes continuam a surgir, por isso o uso de máscaras ainda se torna essencial.

Com o aparecimento da pandemia o uso e as produções de máscaras faciais e outros materiais de proteção aumentaram e as orientações de descarte correto foram intensificadas, porém ainda é necessário reforçar essa informação.

O descarte correto além de ajudar o meio ambiente, também ajuda a minimizar os impactos negativos causados pelo vírus e o aparecimento de novos casos. De acordo com um levantamento feito pela ONU 75% desses materiais contaminados irão para os aterros sanitários ou ficarão flutuando no mar, o que é totalmente desagradável e prejudicial tanto para o meio ambiente como para todas as pessoas.

Quando não descartamos da maneira correta, fica claro que não enxergamos as consequências futuras de más ações que cometemos hoje, e aí fica a pergunta: será que podemos reclamar ou cobrar algo quando nós não estamos fazendo a nossa parte em busca de um ambiente melhor e mais saudável?

Uma etapa importante antes do descarte é classificação dos materiais, eles são divididos em 5 grupos, sendo eles:

Grupo A: resíduos com presença de biológicos que podem apresentar infecção;
Grupo B: resíduos com presença de produtos químicos que podem prejudicar a saúde pública e o meio ambiente;
Grupo C: rejeitos radioativos;
Grupo D: resíduos que não apresentam riscos e podem ser comparados a resíduos domiciliares;
Grupo E: resíduos perfurocortantes e escarificantes.

Como já conhecemos os grupos, chegou a hora de passarmos para uma das partes mais importantes e nosso foco hoje será o grupo A, já que ainda estamos em uma fase de pandemia.

Você sabia que as máscaras demoram mais de 400 anos para se decompor? Vamos evitar que a saúde pública e o meio ambiente sejam alvos das más ações, vamos colocar em prática hoje mesmo a dica a seguir.

Todo e qualquer material do grupo A deve ser descartado antes de sair do ambiente hospitalar, de acordo com as orientações passadas pelo local, um exemplo para entender melhor é aventais devem ser descartados como resíduos infectantes, papéis e lenços devem ser descartados em lixos brancos/vermelhos leitoso com a identificação de resíduo infectante, já as máscaras o mais correto é colocá-las em um saco ou envelope de papel e depois jogadas no lixo em sacos plásticos.

Como sabemos a pandemia ainda não acabou, mas podemos minimizar seus efeitos com os descartes corretos de forma que haja uma parceria entre todos para um mundo melhor,

O Meio Ambiente agradece!