ENTENDA O QUE É COP27 E COMO ELA PODE IMPACTAR A SUA EMPRESA

Categoria: Sem categoria Data: 21 de novembro de 2022

Desde 1995, a Organização das Nações Unidas (ONU) reúne lideranças de todo o mundo para discutir ações de enfrentamento ao desafio global das mudanças climáticas. Chamada de Conferência das Partes (Conference of the Parties), a COP chega à sua 27ª edição em 2022.

O encontro será realizado no balneário de Sharm El-Sheihk, no Egito, entre os dias 7 e 18 de novembro. As expectativas para a COP27 são grandes, pois além de promover debates sobre as mudanças climáticas, os participantes vão buscar soluções para minimizar os impactos no clima e alcançar a neutralidade de carbono, promessa feita por muitos países na última edição do evento.

A Amcham estará presente por meio de seu Vice-presidente executivo, Abrão Neto, e levará ao conhecimento do público internacional seu projeto feito em parceria com a ICC Brasil, BpMA, iniciativa que apresenta o que o setor empresarial brasileiro tem feito em termos de sustentabilidade ambiental. A Amcham entende a COP 27 como oportunidade para construção de consensos em alto nível e um foco claro na implementação de respostas conjuntas necessárias à ameaça climática em várias áreas de políticas públicas dos países.

O tema do financiamento, por exemplo, é chave nessa equação, inclusive de uma perspectiva empresarial. É vital aumentar o volume de recursos tanto para os esforços de mitigação quanto para a adaptação aos efeitos das mudanças do clima.

No tema de Mercado de Carbono, que teve um avanço importante ano passado na COP26, há uma oportunidade de disseminar a importância do desenvolvimento de mercados nacionais de carbono e acelerar a integração internacional entre esses mercados.

Para o Vice-presidente da Amcham Brasil, Abrão Neto, “a Amcham e seus associados esperam uma participação do Brasil na COP construtiva, ambiciosa, protagonista e que busque avançar nos compromissos já assumidos pelos países.”

Quer saber mais sobre a COP27, os principais temas que devem ser abordados na conferência e como ela pode impactar as empresas? Continue a leitura!

O que é a COP27?

 

A Conferência das Partes é um encontro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, sendo considerada um dos eventos mais importantes sobre mudanças climáticas no mundo.

Ela é realizada anualmente e reúne líderes de quase todos os países em prol do mesmo objetivo: debater as mudanças climáticas e encontrar soluções para os problemas ambientais. A COP é realizada em um país diferente a cada encontro e recebe um número relativo à sua edição. A rio 92 é considerada o berço da COP.

A COP1 foi realizada em Berlim, na Alemanha, em 1995, e foi o primeiro movimento feito pela ONU para negociar metas e prazos para a redução da emissão de gases de efeito estufa. Entre os acordos mais importantes criados durante o evento está o Protocolo de Kyoto (COP3, em 1997), o Acordo de Paris (COP21, em 2015), e o mercado global de carbono (COP26, em 2021).

Durante o evento, são revisadas as emissões de carbono dos países membros, de modo a avaliar o progresso de cada local e quais ações devem ser adotadas para melhorar os números. Assim, a ONU visa neutralizar as concentrações de gases na atmosfera que provocam, além do aumento da temperatura, diversos impactos no dia a dia, como a falta de alimentos, o risco à saúde humana e a perda de espécies.

Quais são os principais temas que devem ser abordados na COP27?

Na última edição do evento, os países membros se comprometeram em reduzir suas emissões e desenvolver medidas para se adaptar aos impactos das mudanças climáticas, além de fornecer mais apoio aos países em desenvolvimento.

Na COP27, a ONU deve analisar se essas metas foram atingidas e definir novos objetivos. A seguir, elencamos os temas que devem ser abordados durante o evento.

Implementação do acordo de Paris

 

Em dezembro de 2015, durante a COP21, 195 países e a União Europeia assinaram um importante tratado: o Acordo de Paris, que substituiu o Protocolo de Kyoto.

Esse acordo tem como principal objetivo manter o aumento da temperatura do planeta abaixo de 2 °C. Além disso, prevê a criação de um fundo de garantia de R$ 100 bilhões anuais pelos países ricos para financiar medidas de redução de emissões nos países em desenvolvimento.

Passados 7 anos desde a assinatura do tratado, a atuação dos países ainda é considerada insuficiente para atender aos objetivos propostos. Nesse sentido, um dos temas a serem abordados durante a COP27 é a implementação efetiva do Acordo de Paris.

Entre as medidas imprescindíveis para isso está a promoção de ações concretas para frear o número de emissões, como a revisão do processo industrial atual, a busca por alternativas de energia sustentáveis, a substituição de combustíveis fósseis, entre outros.

Mitigação dos GEE

 

A emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) é um dos principais responsáveis pelo aumento da temperatura no mundo. Nesse cenário, a busca pela mitigação dos GEE é imprescindível, de modo a evitar dificuldades na produção de alimentos e no acesso à água potável, bem como ameaças à saúde e à segurança das populações de todo o globo.

O encontro em Sharm El-Sheik é considerado crucial para trazer respostas às mudanças climáticas e à redução das emissões. Isso porque, como a COP27 será realizada em um país da África, essa é uma oportunidade para os países mais desenvolvidos entenderem como os GEE têm impactado o continente, mesmo com sua contribuição limitada para as emissões globais.

Com isso, o evento visa incentivar o desenvolvimento de novas medidas e a transformação de promessas e compromissos em ações concretas, principalmente com a discussão sobre ações mais eficazes para mitigar as emissões em todo o globo.

Impacto climático na questão financeira

Um fato preocupante sobre as mudanças climáticas é que, além de impactar o meio ambiente e o bem-estar de plantas, animais e seres humanos, elas trazem grandes prejuízos ao mercado financeiro. Para se ter uma ideia, eventos climáticos extremos foram responsáveis por cerca de US$ 65 bilhões em perdas totais no primeiro semestre de 2022.

Isso evidencia a importância de discutir o impacto climático na questão financeira, um dos temas que serão abordados durante a COP27. Assim, será possível estimar o impacto econômico de eventos climáticos e encontrar formas de evitá-los. A perda da produção agrícola e a escassez hídrica, por exemplo, são reflexos diretos das mudanças climáticas e afetam a economia e a vida da sociedade.

Crise energética

 

Outro tema com potencial prioritário na agenda da COP27 será a crise energética, considerada um desafio global em todo o mundo. Neste ano, por exemplo, a Europa registrou a sua pior seca em 500 anos, o que afetou diretamente a produção de energia no continente.

O Brasil terá um papel muito importante nesse debate, uma vez que o país é considerado parte da solução da crise energética mundial. Afinal, a energia brasileira é vista por outros países como uma ótima oportunidade de investimento.

Como o evento pode impactar as empresas?

 

A atenção às mudanças climáticas e a busca por soluções para problemas ambientais não deve ser uma prática adotada por grupos específicos, mas por toda a sociedade. Desse modo, é muito importante que toda a população, bem como empresas de todos os setores, acompanhe a COP27 e seus desdobramentos.

Vale destacar, inclusive, que o evento não reúne apenas representantes dos países membros, mas também do setor privado e da sociedade civil em eventos paralelos. Esses encontros ocorrem de forma simultânea à discussão dos países e contribuem para que os objetivos gerais da convenção sejam efetivamente implementados.

Por exemplo, a COP26, realizada em 2021 em Glasgow, na Escócia — e que contou com a participação da Amcham —, trouxe impactos diretos na regulamentação do mercado de carbono, considerado a ferramenta mais adequada para garantir a redução de emissões com baixo custo. Assim, ao final do evento, as empresas com potencial de geração de créditos de carbono foram apresentadas a um novo leque de oportunidades.

Também na COP26, o Brasil assinou, junto a outros países, acordos para zerar o desmatamento ilegal e reduzir as emissões de metano. Com isso, empresas ligadas a práticas envolvidas nessas atividades foram diretamente impactadas e precisaram mudar suas rotinas.

A busca por eventos e conhecimentos relacionados à sustentabilidade também é um fator crucial no mercado, uma vez que empresas que desenvolvem boas práticas voltadas ao meio ambiente tendem a ser mais bem-vistas pelos consumidores. É o que aponta uma pesquisa da MindMiners e do Google: quatro a cada cinco pessoas consideram importante empresas com ações voltadas à ESG (Environmental, Social e Governance — em português, Meio Ambiente, Social e Governança).

Por ter o objetivo de avaliar a situação das mudanças climáticas no planeta e propor medidas em prol da sustentabilidade, a COP27 é um evento muito importante para toda a sociedade. Como o mercado se mostra cada vez mais acirrado, ter atenção às ações apresentadas na COP é uma ótima forma de tornar o seu negócio mais sustentável, competitivo e responsável diante das demandas da sociedade.