Reciclar x Reutilizar: entenda a diferença!

Categoria: Sustentabilidade Data: 11 de janeiro de 2022

Quando falamos sobre sustentabilidade é impossível não vir à mente alguns conceitos, ações e palavras-chaves referentes tais como: preservação, cuidado com o meio ambiente, natureza, reciclagem e reutilização.

Alguns desses conceitos ainda causam grande confusão sobre suas principais diferenças, e por isso, que estamos preparados para esclarecer sobre reciclagem e reutilização, quais diferenças possuem entre si, se há semelhança e até mesmo os benefícios de cada um.

Embora sejam diferentes processos, ambos são fundamentais no nosso dia a dia, a fim de contribuir para um meio ambiente melhor.

Reciclar

Quando falamos sobre reciclagem logo pensamos na coleta seletiva que é incentivada a fazer nas residências, empresas e indústrias. O ato de reciclar é dar a oportunidade de fabricar algo novo e útil. E não se refere somente a vidros, alumínios, plásticos e papéis, os alimentos também fazem parte desse conceito, pois através de bagaços, cascas e muito mais é possível fazer adubos para flores, verduras e frutas.

Ao realizarmos a reciclagem estamos agindo em prol de um ambiente saudável, sem afetar o efeito estufa, os recursos naturais e escassos, além disso reciclar é a maneira mais sustentável de criar algo novo utilizando algo velho.

A coleta seletiva como mencionamos é algo importante e deve ser colocada em prática, com ela é possível reciclar até 70% dos produtos fabricando algo novo.

Reutilizar
Diferente da reciclagem que é separado e feito outros materiais, a reutilização não passa por esse processo, visto que reutilizar significa encontrar uma nova forma de utilizar determinado produto combatendo o desperdício.

Esse processo de reutilização é uma forma de aproveitar aquilo que não é lixo e pode ser transformado em algo bom.

Ambos estão unidos no processo de preservação do meio ambiente, proporcionar sustentabilidade é proporcionar um lugar melhor e quando o fazemos todos ganham.